Notícias

Com cerca de mil pessoas, cerimônia de abertura dá início aos jogos da 21ª ONJF, em Manaus

Publicado em:

Com cerca de mil pessoas, cerimônia de abertura dá início aos jogos da 21ª ONJF, em Manaus

A 21ª Olimpíada Nacional do Judiciário Federal (ONJF) iniciou no sábado (24), com uma emocionante cerimônia de abertura realizada no Sesi Clube do Trabalhador, em Manaus. Com cerca de mil pessoas presentes, incluindo atletas, familiares e autoridades, o evento reuniu todo o país com representantes das delegações dos Tribunais da Justiça do Trabalho, compostas por servidores e magistrados da Justiça do Trabalho, Justiça Federal, Justiça Eleitoral e Ministério Público da União.

A cerimônia teve início com o desfile das 22 delegações, entre elas a do TRT15-Campinas, que oficialmente está participando do evento pela primeira vez com 14 atletas. Felipe Lorena, um dos integrantes da nova equipe, expressou seu entusiasmo. “Tenho achado as pessoas muito animadas e integradas. TRT11-AM/RR está de parabéns pela recepção, com uma delegação fantástica. Muito contente de estar aqui, desejo bons jogos a todos”, disse.

Após o desfile, houve o juramento dos atletas, conduzido pelo servidor Edmilson Marinho, do TRT11-AM/RR. O presidente do Tribunal Regional do Trabalho anfitrião, desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, relatou a honra que é receber servidores e magistrados do Judiciário de todo o país. “O amazonense é um anfitrião bom, hospitaleiro, camarada e todos serão muito bem tratados aqui. Agradeço a oportunidade à Anastra por ter nos escolhido como sede da Olimpíada. A delegação do Amazonas está preparada para conquistar o primeiro lugar. Somos a segunda maior delegação e que se cuide Minas Gerais”.

A delegação do TRT3-MG é a maior da Olimpíada, com 131 atletas entre 787 inscritos em todo o evento. Confira aqui a quantidade de atletas por delegação. O título de campeã geral será concedido à delegação que conquistar o maior número de medalhas de ouro em todas as competições. Acompanhe o quadro de medalhas em tempo real aqui.

Durante o evento, o presidente da Anastra, Yonaldo Costa, destacou que a cor lilás foi escolhida para as camisetas dos diretores em homenagem ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Na ocasião, o cerimonialista saudou os atletas do TRT4-Rio Grande do Sul, que enfrentaram uma tragédia climática nos últimos meses. Mesmo diante de todos os desafios, a delegação conseguiu comparecer.

O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT), Arlélio de Carvalho, que conheceu o evento pela primeira vez está animado com a projeção futura de participação do MPT na Olimpíada. “Antes eu só tinha notícias, agora eu presenciei e vi que é extraordinária a integração dos atletas dos órgãos do Judiciário Federal. Ano passado tivemos duas pessoas, hoje já temos quatro e vamos ir dobrando”, pontuou.

Um dos pontos altos da cerimônia foi o acendimento da pira olímpica, que iniciou após um repasse da tocha pelo atleta do TRT13-PB, estado que foi sede em 2023, Giovanni Souto, para os atletas amazonenses, Maria Olinda e Douglas Garavito. Já o encerramento, aconteceu com a apresentação cultural de dançarinas do grupo Kaboclo, representantes dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso, trazendo um toque da rica cultura amazonense ao evento.

Estiveram presentes as seguintes autoridades: desembargadora do TRT11-AM/RR, representando o presidente do TST, Joicilene Portela; o presidente do TRT11-AM/RR, Audaliphal Silva; o presidente do TRT21-RN e Coleprecor, desembargador Eridson João; a vice-ouvidora e ouvidora da Mulher do TRT3-MG, desembargadora Maria Cristina Diniz; representando o TRT7-CE, desembargador Plauto Carneiro; o presidente do TRT18-GO, desembargador Geraldo Rodrigues; o procurador-chefe do MPT em Minas Gerais, Arlélio de Carvalho; o vice-presidente do IMMU, Alexandre Frederico e o representante do Sesi Clube, Messias Neto.

O evento, organizado pela Associação Nacional dos Servidores do Judiciário Trabalhista (Anastra), conta com o patrocínio master do Banco BRB e com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11-AM/RR) e do Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho da 11ª Região (Sitraam).

Programação e Competição

Os atletas competirão em 21 modalidades, entre elas atletismo, basquete, basquete 3×3, beach tennis, ciclismo, damas, dominó, futebol de mesa, futebol soçaite (livre e master), futevôlei, futsal (livre e master), handebol, natação, pesca, tênis, tênis de mesa, tiro ao alvo, vôlei de areia, vôlei de areia quarteto misto, vôlei de quadra e xadrez. Para mais informações, acesse aqui a programação dos jogos.

As competições se estenderão até a sexta-feira, 30 de agosto. O boletim olímpico com o resultado dos jogos, a programação do dia seguinte e o quadro de medalhas podem ser acompanhados pela página da Olimpíada.

A celebração de encerramento acontecerá logo após os jogos, onde serão divulgados os vencedores das 21 modalidades, bem como as duas delegações que conquistaram mais medalhas de ouro, destacando a equipe que mais brilhou no evento.

 

 

  • Compartilhar:

Voltar

Seu Título Seu Título