Informes

Abertura da XIX Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho reúne atletas de 24 estados

Abertura da XIX Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho reúne atletas de 24 estados

Após dois anos de adiamento devido à pandemia da Covid-19, o ginásio do Sesi de Blumenau (SC) foi palco, no sábado (21), da cerimônia de abertura da 19ª edição da Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho (ONJT). Entre atletas, autoridades e familiares, o evento contou com cerca de 600 pessoas de 24 estados brasileiros. A maior delegação, nesta edição, é a do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Minas Gerais, que inscreveu 111 atletas.

A cerimônia de abertura do evento iniciou tradicionalmente com o desfile do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, Alagoas, e encerrou com a delegação anfitriã, o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, Santa Catarina. Em seguida, os demais regionais entraram de acordo com a ordem alfabética. Para o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Alexandre Luiz Ramos, é inspirador ver a dedicação dos integrantes do Judiciário Federal de todo o país. “O atleta é uma pessoa especial, que se supera constantemente. Às vezes compete com os outros, mas em
primeiro lugar compete consigo mesmo. Essa união significa recomeço”, declarou.

O secretário de turismo de Blumenau concorda. Por conta da pandemia, o maior evento da cidade, a Oktoberfest, também teve que ser adiado por dois anos, o que prejudicou a cidade econômica e socialmente. “É um prazer receber eventos de volta após dois anos de pandemia. Precisamos disso. A gente espera que a Olimpíada confirme que Blumenau é uma cidade preparada para grandes eventos”, disse.

Para a representante de delegação do TRT3-MG, Sheyla Campos, o período sem Olimpíada foi desafiador, já que muitos atletas desanimaram e deixaram de treinar. “Viemos de um período sem treinamento e estamos começando do zero. Praticamente todo o time de handebol é novo, mas estamos muito animados e fomos bem dedicados nos treinos, apesar do curto tempo. Estamos com a esperança de levar o troféu”, disse.

Além do reencontro dos atletas, o evento contou com a apresentação do grupo folclórico Fritz Muller e foram sorteados 19 prêmios entre os presentes em comemoração às 19 edições da ONJT.

Entre as autoridades, estiveram presentes o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Alexandre Luiz Ramos; o prefeito de Blumenau, Mário Hildebradnt; o presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, Egídio Beckhauser; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, José Ernesto Manzi; o desembargador do Trabalho da 7ª Região, Plauto Carneiro Porto; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, desembargadora Maria do Perpétuo Castro; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina, Marcelo Goss Neves; o secretário de turismo de Blumenau, Marcelo Greuel; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, desembargadora Edith Maria Correa;  e a gerente executiva do Sesi Blumenau, Silvia de Pieri.

 

  • Compartilhar:

Voltar