Notícias

4 benefícios dos jogos de tabuleiro para sua saúde mental

Publicado em:

4 benefícios dos jogos de tabuleiro para sua saúde mental

Os jogos de tabuleiro, como damas, xadrez e dominó, são modalidades levadas à sério na Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho (ONJT). As competições acontecem entre atletas de todo o Brasil e, por diversas vezes, a disputa foi tão acirrada que os atletas jogaram até a madrugada.

Porém, esses momentos não precisam ficar só nas lembranças. Em tempos de isolamento social, jogos como esses são ótimas opções para você curtir com a família, deixar a tecnologia um pouco de lado e até treinar para a próxima ONJT.

Além do que eles fazem um bem enorme para o cérebro. Confira quatro benefícios que separamos para sua saúde mental:

Jogos de tabuleiro mantêm o cérebro mais jovem por mais tempo

Jogar jogos, especialmente à medida que você envelhece, é benéfico, já que um cérebro ativo corre menos riscos de declínio cognitivo.

Um estudo no New England Journal of Medicine mostrou que jogar jogos de tabuleiro estava associado a um risco reduzido de demência e doença de Alzheimer.

Jogos de tabuleiro ajudam no desenvolvimento cognitivo e social das crianças

Habilidades sociais úteis podem ser ensinadas através de jogos de tabuleiro, habilidades que podem levar as crianças a uma vida mais feliz e menos isolada.

Os jogos ensinam habilidades sociais, como seguir regras e compartilhar com os outros. Eles dão suporte às habilidades cognitivas, desde o simples reconhecimento de números e padrões até os cálculos e estimativas mais complexos.

Em alguns jogos, você usa uma mistura de lógica, habilidades matemáticas e pensamentos abstratos, ao mesmo tempo em que planeja seus próximos movimentos e cria maneiras de combater as ações de seus amigos.

Com tantos tipos diferentes de jogos, existem milhares de maneiras de treinar seu cérebro.

Jogos de tabuleiro minimizam a dor do isolamento

A maioria dos jogos de tabuleiro são projetados para serem jogados com um grupo de pessoas. Já que estamos em isolamento social, você pode aproveitar os familiares que moram com você para jogar. Isso ajudará a evitar a solidão e a fortalecer a união.

O isolamento tem sido mostrado como um fator que contribui para o agravamento da saúde mental. Por isso, se apegar aos seus é fundamental.

Na falta de conversa, ter um jogo como foco permite que a intimidade cresça lentamente de uma maneira menos formal e sem pressões. Além disso, o formato de jogos assim oferece a oportunidade de mais interação cara a cara, o que por si só favorece a saúde mental.

Famílias que passam tempo juntas em atividades agradáveis ​​têm um vínculo emocional melhor e uma melhor comunicação entre os membros.

Jogos de tabuleiro ajudam a reduzir o estresse

Um estudo da Real networks Inc mostrou que os jogos nos ajudam a reduzir o estresse, apoiar o equilíbrio mental e ajudar com o relaxamento.

Eles oferecem um escape, uma chance de deixar suas preocupações diárias para trás por um tempo e fazer algo completamente diferente.

Você pode construir civilizações, construir ferrovias, controlar vastos exércitos, caçar zumbis ou até mesmo tentar dominar o mundo.

Não há necessidade de se preocupar com as chatices da vida por algumas horas. Quando você está jogando, o mundo caótico fica de fora.

Os jogos de tabuleiro são uma ótima maneira de se conectar com os outros, para afastá-lo dos problemas normais da vida por algumas horas e para exercitar o cérebro.

Fonte: Chris Mounsher (The Counsellors Cafe) com adaptações da redação

 

  • Compartilhar:

Voltar