Notícias

5 atividades físicas para fazer com as crianças nas férias

Publicado em:

5 atividades físicas para fazer com as crianças nas férias

O que fazer com as crianças 24 horas em casa? Com a pandemia e a dificuldade de locomoção, esse questionamento tornou-se recorrente na cabeça dos pais que tem que adaptar a rotina normal com as férias dos pequenos. Nesses momentos, criatividade é a palavra-chave.

Tornar atividades comuns em momentos de diversão é o segredo para unir o útil ao agradável, a exemplo de fazer exercícios físicos com as crianças. A prática da atividade física em casa, além de deixar o corpo em forma, é uma ótima maneira de se relacionar com a família. Pensando nisso, preparamos uma lista com cinco atividades físicas que podem ser feitas entre pais e filhos. Confira:

1. Passe de bola com agachamento

Aqui tudo o que você vai precisar é de uma bola. Ligue o som em uma música animada, faça um agachamento e jogue a bola para a criança, que deve repetir o mesmo movimento. A atividade é indicada para crianças maiores.

2. Rotação de tronco entregando a bola

A atividade trabalha o tronco e a coordenação motora. Fique de costas para o seu filho, mantenha o corpo reto e gire apenas o tronco entregando a bola para a criança, que está atrás de você. Ela deve repetir o movimento e assim consecutivamente até a brincadeira acabar.

3. Prancha frontal alternando as mãos na bola

Coloque uma bola parada no meio do ambiente e fique em formato de prancha. Peça para a criança liderar a brincadeira sendo a comandante de voz. Ela deve determinar se você vai tocar a mão direita ou esquerda na bola. Ao ouvir “direita” ou “esquerda” toque a mão correta na bola.

4. Bebê como um peso

Para os papais que têm bebês, a interação pode ser corpo a corpo. O bebê pode ficar nos braços enquanto os pais realizam uma série de agachamentos, flexões ou abdominais. Além de ser uma boa opção para fortalecer os músculos por conta do peso é uma atividade que emocionalmente aproxima a criança dos pais.

5. Atividades ao ar livre

Caso você consiga sair para uma praça ou andar no condomínio, uma boa opção é colocar a criança no carrinho e fazer uma caminhada. No caso dos mais velhos, um passeio de bicicleta é divertido e essencial para a saúde.

Em um mundo tecnológico, em que as crianças só querem jogar vídeo game, navegar na internet e assistir televisão, é fundamental que os pais incentivem a prática de atividades físicas. A busca da qualidade de vida deve existir desde os primeiros anos de vida, pois as crianças reproduzem na fase adulta o que costumavam ver dentro de casa na infância. Portanto, é importante inserir uma alimentação saudável e uma prática regular de exercícios.

  • Compartilhar:

Voltar