Notícias

5 dicas para quem quer começar a nadar ou ter melhores resultados no esporte

Publicado em:

5 dicas para quem quer começar a nadar ou ter melhores resultados no esporte

Ótimo esporte complementar, regenerativo e desafiador – é assim que a natação, uma das modalidades queridinhas dos atletas da Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho (ONJT), é conhecida.

Preparamos cinco dicas para que você possa iniciar no esporte ou potencializar os resultados. Mas, antes disso, é importante saber quais são os tipos de nado que tem no evento. São eles: livre, peito, costas, borboleta e a prova de medley (que reúne os quatro formatos anteriores).

Vamos para as dicas? Confira:

1. Procure um profissional
O ideal é que todo atleta, seja de qual for o esporte, seja acompanhado por um treinador. Contudo, na natação isso é fundamental. É pouco provável que você consiga evoluir na modalidade sem um acompanhamento técnico.

O profissional sabe lidar com as diferenças fisiológicas de cada atleta, acompanhar de forma que o nadador evite lesões, ensinar técnicas de respiração, de nado, bem como traçar cada meta a ser alcançada.

2. Descanse entre os treinos
Na ansiedade de melhorar o desempenho muitos atletas não respeitam o próprio corpo e treinam excessivamente. O descanso faz parte do desenvolvimento no esporte e ajuda na recuperação da musculatura.

Converse com o treinador e veja qual é a frequência de treino ideal para você. O equilíbrio é peça chave aqui, não adianta também aproveitar a dica e parar por muito tempo. O corpo não pode ficar em um processo de descanso maior do que o necessário, pois assim não se adaptará.

3. Invista no aquecimento
Antes de entrar na piscina, tire pelo menos 10 a 15 minutos para preparar o corpo. Esse tempo é o suficiente. Isso vai diminuir a probabilidade de lesões, pois o corpo se preparará para o desafio que está por vir.

4. Tenha uma alimentação leve
Nada de comer alimentos gordurosos antes de entrar na piscina. Isso evitará com que você tenha uma má digestão e fique com uma sensação de peso.

Prefira consumir carboidratos em vez de proteína. É importante ressaltar que não é recomendado entrar na piscina de estômago vazio. Ficar sem se alimentar pode comprometer o seu rendimento no esporte, além de desencadear problemas de saúde.

5. Tenha um objetivo
O bom de participar de uma competição esportiva é saber exatamente qual é o desafio que tem que ser vencido. Sem um ponto de chegada definido é difícil manter a constância. Trace metas junto ao profissional que te acompanha e treine com foco no alvo.

Na Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho temos mais de dez provas de natação. Escolha a que for melhor para você e comece a treinar. Ano que vem chega já!

  • Compartilhar:

Voltar