Notícias

Abertura da 20ª Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho reúne milhares de pessoas em João Pessoa

Publicado em:

Abertura da 20ª Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho reúne milhares de pessoas em João Pessoa

Com o dobro do número de atletas da última edição, a cerimônia de abertura da 20ª Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho (ONJT) emocionou o público presente. O evento iniciou às 18h de sábado (23) na Vila Olímpica Parahyba, principal complexo esportivo dos jogos das 21 modalidades, que acontecerão entre 24 e 29 de setembro.

O reencontro entre os servidores e magistrados da Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral, Justiça Federal e Ministério Público da União começou com o desfile das delegações, que foi repleto de cultura, animação e emoção, destacando a beleza única de cada estado.

Um dos destaques da noite foi a anfitriã, a delegação do TRT13, da Paraíba. Os paraibanos trouxeram Lampião e Maria Bonita para contar um pouco da história da terra que recebeu de braços abertos a ONJT pela terceira vez, inclusive como a primeira cidade-sede, fato que motivou a comemoração da 20ª edição na cidade.

Outra delegação que se caracterizou foi a do TRT4, do Rio Grande do Sul. Eles trouxeram os tradicionais trajes gaúchos, conhecidos como “pilcha”, que é a vestimenta típica da cultura gauchesca, usada por pessoas de todas as idades.

O atleta Assis Portela, que representou a equipe com os trajes, está participando da décima quinta Olimpíada e destacou o crescimento da delegação no evento ao longo dos anos. “A primeira Olimpíada que participei foi aqui em João Pessoa, em 2007. Começamos com apenas 20 pessoas do TRT4-RS e hoje estamos com quase 100. Vi todo o desenvolvimento da equipe e estar aqui hoje me emociona”, relatou.

Após o desfile, os quatro estados nordestinos que iniciaram o evento foram homenageados com uma entrada especial das bandeiras pelos atletas Lauriston Farias e Neivaldo Torres, representando Alagoas; Carla Fiuza e José Humberto, representando a Paraíba; Francisca das Chagas e José Marcelo, representando o Rio Grande do Norte e Cleonâncio Macedo e Luís Eduardo, representando Sergipe.

Durante o discurso, o presidente da Anastra Yonaldo Costa destacou que, à época, em 2002, o primeiro evento foi nomeado como Olimpíada do Nordeste da Justiça do Trabalho – nome que rapidamente teve que ser mudado na edição seguinte, com a participação das delegações do Pará e de Santa Catarina, o que renomeou o evento para Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho.

Após esse momento especial, os atletas cantaram o hino nacional e assistiram à apresentação da bailarina paraibana Débora Duany, que dançou balé ao som da música Joia Rara, saudando o primeiro dia da Primavera.

Em seguida, deu-se início aos momentos mais importantes do evento: o juramento dos atletas e o acendimento da pira olímpica. A atleta paraibana Sueda Rodrigues, que iniciou na Olimpíada de forma amadora no atletismo e hoje é uma atleta internacional, encabeçou o juramento dos jogos. Posteriormente, a atleta catarinense Cristina Bueno representou a última cidade-sede Blumenau e repassou a tocha aos atletas da Paraíba, Ricardo Oliveira e Marcos Brasilino, que fizeram o acendimento da pira.

A emoção final ficou por conta de uma das novidades da edição, que foi o centro das atenções: a Judi, mascote oficial da ONJT. Batizada pelos associados, ela substituirá as mascotes temporárias, que mudavam anualmente dependendo da cidade-sede. A apresentação foi repleta de palmas e animação.

Outro destaque da cerimônia foi a parceria entre o evento e a Associação Tribo de Judá, que fará toda a coleta de material reciclável durante o evento, contribuindo ecologicamente com o meio ambiente. Com isso, vários depósitos de materiais recicláveis foram espalhados pelos locais de provas para ajudar no recolhimento.

Entre as autoridades, estiveram presentes no evento o presidente do TRT da 13ª Região, desembargador Thiago Andrade; a presidente do TRT da 6ª Região, desembargadora Nise Sousa; o presidente do TRT da 7ª Região, desembargador Durval Maia; o presidente do TRT da 11ª Região, desembargador Audaliphal Hildebrando; o presidente do TRT da 18ª Região, desembargador Geraldo Nascimento; o presidente do TRT da 20ª Região, desembargador José Augusto do Nascimento; o presidente do TRT da 21ª Região, desembargador Eridson Medeiros; a representante do TRT da 1ª Região,  desembargadora Edith Tourinho; o representante do TRT da 3ª Região, desembargador Emerson Lage e o secretário de Esportes e Lazer da Prefeitura de João Pessoa, Kaio Márcio.

A Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho (ONJT) está sendo patrocinada pelo banco Banco de Brasília (BRB) e apoiada pelo Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado, Esporte, Saúde e Lazer e pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.

 

 

 

 

 

  • Compartilhar:

Voltar