Notícias

Atleta do TST destaque em atletismo na Olimpíada compartilha trajetória esportiva

Publicado em:

Atleta do TST destaque em atletismo na Olimpíada compartilha trajetória esportiva

Na última edição da Olimpíada Nacional do Judiciário Federal (ONJF), um nome brilhou entre os competidores em atletismo: Leandro Jun, servidor do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que não apenas surpreendeu pela sua alta velocidade, mas também com a quebra de dois novos recordes na modalidade.

Quem o viu correndo de forma tão ágil nas pistas certamente se perguntou sobre o início da história dele no esporte. E foi isso que fomos atrás de saber. Tudo começou em 2012, quando Leandro deu os seus primeiros passos no mundo acadêmico, ingressando na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Logo em seguida, foi convidado para integrar a equipe de atletismo da faculdade, onde começou a cultivar sua paixão pelo esporte e aprimorar suas habilidades nas pistas.

De início, os principais desafios foram aprender o básico sobre o treinamento de corrida e encaixar a prática do esporte na rotina junto ao trabalho e à faculdade. Dez anos depois, recém-nomeado no Tribunal Superior do Trabalho (TST), ele teve a sorte de encontrar no novo emprego um incentivo à prática esportiva, semelhante ao que ele tinha vivido durante a época acadêmica.

Assim que soube da Olimpíada, logo decidiu participar e, desde a estreia, já se destacou, quebrando três recordes no esporte. Na última edição do evento não foi diferente. Mais uma vez deixando sua marca por um desempenho excepcional, Leandro surpreendeu ao quebrar recordes na faixa etária dos 35 a 39 tanto nos 1.500 metros rasos com o tempo de 04:57.03, quanto nos 3.000 metros rasos, com 10:01.

Para ele, essa conquista vai além dos números e das medalhas. Representar com excelência a Associação dos Servidores do Tribunal Superior do Trabalho (Astrisutra) e o TST em uma competição nacional é motivo de orgulho e satisfação pessoal. “Sabia que conseguiria correr bem a prova, mas não esperava bater meus próprios recordes e ainda estabelecer novos recordes para a ONJF. Foi uma emoção indescritível”, compartilha Leandro sobre sua experiência na competição.

Mas, para ter um desempenho assim, é preciso treinar constantemente e com qualidade. Para isso, ele treina seis vezes por semana, de preferência em jejum. Dos seis treinos, dois são de tiros mais intensos e um longo, intercalados com outros dias de rodagem leve e descanso.

Nos dias de competição, o ritual é um pouco mais caprichado: jejum de algumas horas antes de correr, aquecimento de 10 minutos, exercícios de alongamento e corridas curtas no ritmo do projeto que pretende fazer a prova.

Questionado sobre os benefícios que o atletismo o proporcionou, Leandro destaca que a consistência, o autoconhecimento físico e mental e a perseverança são lições que ele passou a carregar ainda mais consigo e que o ajudaram a superar os desafios tanto nas pistas quanto na própria vida. “Os maiores e melhores resultados estão no longo prazo”, destacou.

Para os servidores interessados em seguir seus passos no atletismo, ele oferece um conselho simples: “Participe da ONJF! Não tenha vergonha.” Para ele, o evento é uma oportunidade única de congregar através do esporte, pois além de o manter ativo também o proporciona conhecer colegas de outras localidades e desfrutar das cidades-sede do evento. “Com treinamento e determinação, os resultados virão”, acrescenta.

E, para encerrar, ele ainda revela um desejo que deixa o coração da equipe Anastra quentinho: “No futuro um pouco mais distante, desejo me manter ativo e tentar seguir os exemplos dos 60+ que continuam correndo e participando da ONJF”, comentou.

  • Compartilhar:

Voltar