Notícias

Beach tennis: conheça o esporte caçula da ONJT

Publicado em:

Beach tennis: conheça o esporte caçula da ONJT

É um novo ano e os dias estão passando rápido. Daqui a 256 dias estaremos na 19ª edição da Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho (ONJT) em Manaus, Amazonas. A competição que envolve 19 modalidades teve um esporte acrescentado em 2018: o beach tennis, uma das modalidades que mais cresce em todo o país.

Ele nasceu na Itália como uma atividade recreativa e se espalhou pelo mundo por ser simples de jogar. Respondemos algumas perguntas para você conhecer mais sobre o esporte com dicas dos atletas do evento.

Pessoas de qualquer faixa etária podem competir na modalidade?

Se você está procurando um esporte fácil e democrático acertou na mosca. Uma junção do tênis de campo, vôlei de areia, frescobol e até um pouco de tênis de mesa, o beach tennis é conhecido como um jogo rápido, de fácil acesso a todos.

Com uma raquete apropriada e uma bolinha a prática já pode começar. Porém, para ter um bom desempenho, segundo os atletas, é necessário muito treino e o acompanhamento de um profissional é indispensável para que não ocorram lesões.

A recorrência de machucados é alta?

Um dos conselhos dos colegas mais experientes para quem deseja entrar no esporte é: tenha calma. Muitas pessoas ao começarem no beach tennis já querem “explodir” com uma alta performance. Contudo, os movimentos errados e acelerados podem gerar lesões.

Geralmente, quem pratica o esporte de forma amadora machuca os cotovelos e os ombros. Entretanto, com um acompanhamento profissional e um treino específico as lesões tendem a desaparecer.

Um treinador é muito importante para guiar os passos, bem como estimular o alongamento e aquecimento antes dos treinos.

Além disso, por mais que o esporte seja fácil para iniciar, é difícil se destacar sem um acompanhamento profissional devido aos vícios oriundos de outras modalidades.

Quem joga tênis tem facilidade no beach tennis?

Os dois esportes têm movimentos e regras parecidas, o que pode ajudar no desempenho. Porém, existem muitas diferenças. A maior delas é que no beach tennis a bola não pode bater no solo e o jogador só tem uma chance no saque para começar o ponto, além de ser um esporte de areia.

Outro detalhe é que as raquetes são de materiais diferentes e a bola do tênis geralmente é 50% mais pesada. Sem falar na rede, que no beach tennis é bem mais alta, estilo a do vôlei.

Ainda que existam semelhanças de regras entre as modalidades, um ponto negativo é que quem pratica tênis pode ir para o beach tennis com muitos vícios. Um que não pode acontecer de jeito nenhum é o da raquete baixa, pois a rede é alta.

O jogador tem que ficar atento para manter a bola em jogo evitando errar na rede. Como a bola não pode bater no solo, o esporte é rápido e com movimentos curtos.

Gostou do beach tennis?

Se sim, a maior recomendação que fazemos é que você busque ter uma boa resistência física. Como a modalidade é praticada na areia, que é pesada, exige uma preparação corporal maior. Sem investir nisso, o corpo fica exausto muito rápido e o desempenho cai.

Se você quer saber mais sobre o esporte e conhecer a Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho siga @anastraoficial no Instagram.

  • Compartilhar:

Voltar