Notícias

Capitais têm manifestações em defesa da JT e contra reformas em dia de greve geral no país

Publicado em:

Capitais têm manifestações em defesa da JT e contra reformas em dia de greve geral no país

O povo brasileiro foi às ruas nesta sexta-feira, 28 de abril, em defesa da Justiça do Trabalho e para protestar contra as reformas previdenciária e trabalhista que estão em andamento no Congresso Nacional. As mobilizações foram convocadas pelas Centrais Sindicais e tiveram grande participação dos servidores do Judiciário trabalhista. A greve geral fez com que muitos Regionais suspendessem o expediente.

Na capital federal, o pleno do TRT da 10ª Região aprovou resolução, em sessão extraordinária nesta quinta-feira (27), suspendendo o expediente, os prazos processuais e as audiências nesta sexta-feira (28), atendendo à solicitação do Sindjus-DF, das associações brasileira e do DF de advogados trabalhistas (ABRAT e AATDF) e da Associação dos Servidores da 10ª Região (ASDR).

A solicitação do Sindjus foi enviada a todos os tribunais e órgãos do MPU, destacando que a greve teria caráter geral, atingindo vários serviços, como transporte, escolas, vigilância e segurança pública, além de diversos serviços públicos.

O expediente também foi suspenso nos TRTs da 3ª, 4ª, 6ª, 7ª e 15ª regiões. Em Alagoas, no Paraná e em Santa Catarina, os prazos processuais foram suspensos.

Manifestações

Na Paraíba, servidores públicos, magistrados, advogados e representantes de entidades sindicais, realizaram um ato público na manhã desta sexta-feira (28) em protesto contra as reformas trabalhista e da previdência. A mobilização foi encabeçada pela Frente das Entidades Associativas da Magistratura e do Ministério Público da Paraíba (Frentas-PB), pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Poder Judiciário Federal (Sindjuf), pela Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho da 13ª Região (Astra 13) e pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional da Paraíba.

No Espírito Santo, uma passeata reuniu mais de mil pessoas em defesa da Justiça do Trabalho. O movimento foi organizado pelo Fórum Capixaba Permanente em Defesa da Justiça do Trabalho, do qual o TRT-ES faz parte. Os manifestantes saíram em caminhada com destino à Praça Oito, que fica no Centro da capital Vitória.

Em Alagoas, houve ato público em frente à sede da Justiça do Trabalho. A manifestação foi organizada pela Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público em Alagoas (Frentas/AL) e pelo Sindicato dos Servidores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União (Sindjus/AL). O ato iniciou pela manhã e se estendeu pela tarde, reunindo magistrados, procuradores, advogados, servidores do Judiciário e do Ministério Público, que caminharam pela Avenida da Paz, levando faixas e cartazes com mensagens contrárias aos projetos de reforma.

  • Compartilhar:

Voltar