Notícias

Controle emocional é fator chave para bom desempenho no tênis de mesa

Publicado em:

Controle emocional é fator chave para bom desempenho no tênis de mesa

O tênis de mesa é conhecido por ser o esporte de bolinha mais rápido que existe no mundo, o que exige muita concentração do jogador.

A modalidade está entre uma das 19 da Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho (ONJT) com, em média, 50 competidores. Segundo eles, uma boa técnica e o mental forte são fundamentais para se destacar.

Confira as dicas que preparamos para você que pensa em começar no tênis de mesa:

Procure um clube especializado

Não adianta achar que jogar pingue-pongue é o suficiente para se sair bem nas competições. Um professor com experiência te passará as técnicas e otimizará os resultados. Com isso, você desenvolverá bem mais rápido.

Na Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho, o modelo de jogo é o melhor de 5 sets, com 11 pontos, onde os saques são alternados entre os jogadores.

Falando em saque, ele é uma grande arma do jogo. Os mais experientes sabem disso e o usam para desestabilizar o adversário já pensando na bola que será rebatida.

Como você pode notar, o tênis de mesa é um jogo estratégico e ágil. É preciso tomar uma decisão pensando no resultado dela para se sair bem.

Cuidado com o emocional

A técnica é importante, mas o emocional estabilizado é fundamental. Dizem que 30% do jogo é talento enquanto 70% é tranquilidade.

Não é bom competir ansioso ou nervoso, pois isso afetará nos resultados. Como o jogo é rápido, o atleta precisa tomar decisões em milésimos de segundos e para isso é necessário um bom controle das emoções.
Um dos benefícios de praticar o esporte é o desenvolvimento da concentração.

Observe o tipo de empunhadura ideal para você

As principais maneiras de pegar a raquete no tênis de mesa são: caneta e clássica.

A caneta é como se estivesse segurando a raquete de modo que o polegar e o indicador fiquem na parte da frente e os outros três dedos na parte de trás. O jogador golpeia a bola apenas com um dos lados da raquete.

A clássica é aquela em que o jogador segura a raquete pelo cabo com o indicador sobre uma das borrachas. É a mais indicada para iniciantes.

Pratique exercício físico

O tênis de mesa exige a movimentação de todo o corpo. É normal que quem não pratica musculação reclame de dores no quadril, tornozelo e até braços. Por isso, é recomendado o fortalecimento muscular para evitar lesões.

Para encerrar, deixamos uma dica de ouro para você: treine muito, aprimore os movimentos e faça estratégias de jogos analisando os pontos fortes e fracos dos adversários.

Nos vemos próximo ano em Manaus.

  • Compartilhar:

Voltar