Notícias

Presidente do Comitê Olímpico da ONJF fica em segundo lugar no Nordestão de Futebol de Mesa, em Natal

Publicado em:

Presidente do Comitê Olímpico da ONJF fica em segundo lugar no Nordestão de Futebol de Mesa, em Natal

No último final de semana, a cidade de Natal foi palco do Nordestão de Futebol de Mesa, onde os botonistas do Nordeste se reuniram para disputar acirradas partidas. Entre eles, um jogador se destacou ao conquistar o segundo lugar na competição: Marcus Vinícius de Alcântara, mais conhecido como Markito, servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região e presidente do Comitê Olímpico da Olimpíada Nacional do Judiciário (ONJF).

Ao todo, Markito enfrentou 10 partidas para alcançar a segunda posição, utilizando a regra do “um toque liso”, característica marcante do futebol de mesa, popularmente utilizada no Nordeste. Durante a jornada, ele teve que superar adversários de peso, como renomados botonistas da modalidade.

A história dele com o futebol de mesa remonta à infância, quando, como muitos botonistas, começou a praticar o esporte em partidas informais com amigos e familiares. No entanto, foi em 2003 que ele decidiu levar a modalidade mais a sério, após descobrir a presença do futebol de mesa em eventos esportivos do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (Sergipe), como a ONJF.

Desde então, ele tem participado ativamente de competições anuais, incluindo o Nordestão, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, além de torneios internos de sua associação e da federação. Seu constante aprimoramento e dedicação o levaram a alcançar patamares cada vez mais altos no esporte, como o título de campeão brasileiro de clubes em 2005 e diversas conquistas em competições locais. Só na Olimpíada, ele foi campeão por oito vezes nos anos de 2012, 2014, 2015, 2016, 2017, 2019, 2022 e 2023.

Para ele, conciliar as atividades esportivas com a rotina diária de trabalho e família é um desafio constante, mas possível de ser superado. Ele reserva tempo para treinos regulares no clube, participação em competições e ainda encontra espaço para atividades físicas complementares, como academia e corridas.

Além dos benefícios físicos, como o gasto calórico por ficar muitas horas em pé, pois só no último campeonato foram mais de 10 horas competindo, Markito destaca os aspectos positivos para a saúde mental proporcionados pela prática do futebol de mesa.

“Esse esporte é muito bom para fazer aquela higiene mental, desligar um pouquinho das questões do dia a dia, dos problemas de trabalho, aquelas pressões normais da vida. Então isso me faz um bem gigante”, contou.

Quanto ao futuro, ele almeja continuar crescendo no esporte e também que novas pessoas participem da modalidade. “Sempre peço para os meus amigos levem os filhos para competir, inclusive já levei o meu, para que o futebol de mesa se espalhe na próxima geração”, disse.

Seu objetivo ainda se estende a manter a participação ativa em competições nacionais. Neste ano, ele já garantiu suas vagas para o Campeonato Brasileiro de Clubes, em Caxias do Sul, a Copa do Brasil de Futebol de Mesa, no Rio de Janeiro, e o Campeonato Brasileiro Individual, em Salvador.

“Sempre estou treinando pelo menos duas vezes por semana, pois o nosso clube está sempre em atividades. Estimo que por ano eu devo jogar umas 100 partidas oficiais de botão, fora as partidas amistosas”, relatou.

Assim, com determinação e paixão pelo futebol de mesa, ele segue seu caminho rumo ao sucesso, inspirando outros a se juntarem a essa modalidade esportiva.

  • Compartilhar:

Voltar