Notícias

Quais os benefícios da prática de ciclismo para a saúde?

Publicado em:

Quais os benefícios da prática de ciclismo para a saúde?

O esporte, que vem crescendo continuamente, é uma boa opção para quem pretende deixar o sedentarismo de lado. Pois, além da perda de peso e do ganho de condicionamento físico, ele auxilia em vários fatores que ajudam a manter o corpo saudável. Confira a lista de benefícios que preparamos para você:

  1. Redução do estresse

Cuidar da saúde mental também é cuidar da saúde do corpo. Por incentivar o convívio social e o contato com a natureza, o ciclismo ajuda na liberação da endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar. A atividade pode ser feita de forma solitária ou em grupos, que podem incentivar a continuação na modalidade. Além disso, anualmente o esporte é contemplado na Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho, com as categorias feminina e masculina, divididas por faixa etária.

  1. Fortalecimento da musculatura

Ao pedalar, o atleta movimenta as pernas, glúteos e coxas, o que tonifica a região e ajuda a prevenir lesões em outras atividades físicas. O ciclismo é uma boa opção para quem pratica outros esportes e precisa ter uma resistência física maior nas pernas. Por ser uma atividade aeróbica, é ótimo para quem quer perder peso.

  1. Auxílio à saúde do coração

A prática da atividade ajuda na redução do colesterol, prevenindo as chances de sofrer um infarto ou derrame cerebral. Profissionais dizem que ao realizar a atividade por 30 minutos, todos os dias, o corpo passa por uma diminuição da glicemia, ajudando no controle da diabetes.

  1. Melhor respiração e circulação sanguínea

Por ganhar mais condicionamento físico, o ciclista passa a ter uma respiração com mais ritmo e constância, características excelentes para o bombeamento do sangue para o corpo todo. Dessa forma, o fluxo sanguíneo fica regulado e os problemas de circulação são evitados.

Viu como pedalar pode ajudar na sua saúde? Você pode competir na Olimpíada anualmente e assim se manter estimulado a sempre treinar. Ah, apesar dos benefícios, é importante ressaltar a importância de ter os equipamentos básicos para praticar a modalidade.

As bicicletas para competições têm modelos especiais, por isso é fundamental o auxílio de um profissional no processo de escolha. Outro ponto importante é selecionar bem os locais onde irá pedalar para ter segurança.

Uma boa roupa e acessórios também são indispensáveis para melhorar o conforto e a alta performance do atleta.

Teve interesse em pedalar? Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro de todas as modalidades praticadas na Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho.

  • Compartilhar:

Voltar