Notícias

Retratos da Olimpíada: trio de atletas do TRT2-SP vence basquete 3×3 sem treinos

Publicado em:

Retratos da Olimpíada: trio de atletas do TRT2-SP vence basquete 3×3 sem treinos

Em um resultado surpreendente, um trio de atletas do TRT2-SP conquistou o ouro na categoria feminina da modalidade de Basquete 3×3, uma das mais recentes adições da Olimpíada. Lançada em 2022 com o intuito de incentivar a participação feminina nos esportes coletivos, a modalidade atraiu apenas duas equipes em sua estreia: TRT12-SC e TRT1-RJ, com a vitória para a equipe catarinense.

No ano seguinte, o cenário mudou, com o dobro de equipes femininas competindo: TRT2-SP, TRT1-RJ, TRT17-ES e TRT4-RS. Surpreendendo a todos, o ouro foi para o TRT2-SP, cujo trio de jogadoras – Fernanda, Sarah e Lara – nunca havia se encontrado antes. Além delas, que eram as principais, a equipe contou com as colegas Leica e Amanda como reservas.

O fato de algumas colegas de equipe trabalharem remotamente e as agendas chocarem impossibilitou qualquer tipo de treino. No entanto, essa limitação não impediu o sucesso da equipe, que demonstrou uma surpreendente sintonia nas quadras, superando todas as expectativas e conquistando a medalha de ouro de forma impressionante.

Para Fernanda, uma veterana do basquete desde os tempos da faculdade, relembrar os velhos tempos foi emocionante. “Foi a minha primeira Olimpíada e me senti desafiada ao voltar ao esporte que tanto amo, ainda mais sem conhecer as demais colegas que compunham o time”, disse.

Além da emoção de voltar às quadras, ela pontua que a recente modalidade propiciou uma amizade entre servidoras que não se conheciam, mas que compartilhavam o mesmo amor pelo basquete. “É muito difícil reunir a quantidade de meninas servidoras para a modalidade de basquete como time (quadra toda), então a versão 3×3 (antigo Streetball) foi fundamental para iniciar o esporte na Olimpíada. Essa modalidade se torna mais dinâmica e as partidas ficam rápidas e superdivertidas. A união das nossas atletas fez toda a diferença e se não fosse por isso o título não teria saído, dali nasceu uma amizade!”, comentou.

O basquete 3×3 é uma variante do basquete tradicional adaptada para equipes menores e jogos mais rápidos e dinâmicos. Cada equipe é composta por três jogadores em quadra, com até uma substituta. O esporte é jogado na metade de uma quadra convencional e o vencedor é o time com maior pontuação após 10 minutos de jogo ou quem atingir 21 pontos primeiro.

Conforme Fernanda, o esporte é um ótimo meio de entrada para novas atletas da Olimpíada, pois, para a preparação, ela pontua que treinar arremessos sozinha em qualquer quadra disponível já ajuda muito. Se você tem interesse em participar da modalidade, ainda há tempo de montar um time. Durante a primeira semana de julho, os representantes de delegação poderão inscrever as equipes interessadas via Sistema Eletrônico, nas categorias masculina e feminina.

  • Compartilhar:

Voltar

Seu Título Seu Título