Notícias

SitraAM/RR entrega doações arrecadadas em campanha para unidades de saúde em Manaus

Publicado em:

SitraAM/RR entrega doações arrecadadas em campanha para unidades de saúde em Manaus

Aconteceu no final de janeiro a primeira entrega de donativos arrecadados pela campanha ‘Manaus Precisa Respirar’. Insumos como máscaras cirúrgicas, lençóis, luvas, aventais, entre outros, foram levados a duas unidades de saúde de Manaus que atendem pacientes infectados pelo novo coronavírus, causador da pandemia de Covid-19.

A ação é organizada pelo Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho da 11ª Região (SitraAM/RR), Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais do Amazonas e Roraima (Assojaf/AM-RR) e Sindicato dos Servidores da Justiça Eleitoral do Amazonas (Sinjeam); contando também com apoio da Associação Nacional dos Servidores do Judiciário Trabalhista (Anastra); do Sindicato do Judiciário Federal do Rio de Janeiro (Sisejufe); e da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal (Fenajufe) e Ministério Público da União.

No sábado (23), parte dos donativos foi entregue no Hospital e Maternidade Chapot Prevost, localizado no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste.
“Durante a entrega, a enfermeira que recebeu as doações disse que, por ser distante, a unidade sempre tem dificuldades para receber insumos hospitalares e que a ajuda iria trazer um alívio de semanas para os profissionais”, comenta Luiz Cláudio Corrêa, presidente do SitraAM/RR.

No domingo (24), a entrega ocorreu no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), na avenida Ayrão, zona centro-oeste. Conforme relatou Corrêa, por lá o enfermeiro que recebeu os donativos ressaltou que o material daria um pouco de dignidade aos trabalhadores da saúde, que, se veem desprovidos desses materiais de proteção.

Importância das ações
Em um momento de crise na saúde em todo o Amazonas, inúmeros representantes da sociedade civil se levantaram para realizar ações de suporte e doação de insumos para os hospitais do Estado.

“Diante da gravidade da situação, o SitraAM/RR decidiu liderar essa importante campanha para a arrecadação de recursos financeiros que auxiliem na compra de insumos para os principais hospitais da capital que atuam no atendimento da Covid-19”, destaca a presidente da Assojaf-AM/RR, Euza Braga.

Já Luiz Claudio ressalta que, nesse momento, é importante que cada entidade e cada pessoa faça um pouco, pois toda vida que se recupera é essencial para a cidade e para as famílias. “Mesmo os que não podem colaborar com recursos têm ainda a oportunidade de ajudar ao obedecerem às orientações de prevenção para evitar espalhar a doença, como uso de máscara e prática do distanciamento social”.

Para o presidente do SitraAM/RR, as doações ou qualquer outro suporte aos hospitais não devem ser vistas como alternativas para o Estado, mas sim que é possível a gestão governamental oferecer, por si só, o que a sociedade civil tem feito.

“Nosso objetivo é mostrar ser possível a iniciativa por parte dos dirigentes públicos no que tange a essa crise. Para isso, devemos exigir o fortalecimento do SUS, respeito e investimento no serviço público e a valorização dos servidores. Aproveito também para fazer uma crítica, porque, enquanto a sociedade se une para ajudar esses servidores da saúde, do outro lado, o governo federal busca avançar sua Reforma Administrativa a fim de prejudicar esses trabalhadores”, afirma o sindicalista.

  • Compartilhar:

Voltar