Tiro ao alvo: conheça o esporte da ONJT
Publicado em:
Modalidade desafiadora e que exige muita concentração, o tiro ao alvo é a paixão de alguns atletas da Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho (ONJT). Na última edição, foram 54 participantes. Destes, 33 homens e 21 mulheres.
Segundo os atiradores, participar do esporte é viciante. O presidente da Anastra, Yonaldo Costa, é um dos atletas que todo ano está na prova obtendo bons resultados, como o primeiro lugar no último evento. Para ele, gostar de atirar e controlar o emocional faz toda a diferença. “Tiro é muita concentração, 80% da prova é o psicológico. Até o batimento cardíaco influencia no resultado. O segredo, além de treinar muito, é ter paciência e tranquilidade”, relatou.
A prova, que é feita com carabina mira aberta de ar, é pontuada de forma individual e em equipe, onde cada delegação pode inscrever, no máximo, três atletas por gênero. Para calcular a somatória da equipe, é considerada a pontuação individual de cada participante da delegação.
Os atiradores seguem seis fundamentos para ter um bom desempenho: posição, empunhadura, respiração, visada, acionamento e follow-through. Confira nas nossas redes sociais o que significa cada um deles para que você possa entender tudo sobre o esporte.