Notícias

Você sabe quais são os fundamentos de handebol?

Publicado em:

Você sabe quais são os fundamentos de handebol?

Semelhante ao futebol, só que usando as mãos, o handebol é um esporte coletivo onde duas equipes, cada qual com sete jogadores, disputam quem faz mais gols. A modalidade começou em 1919 por meio de uma ideia do atleta e professor de educação física alemão Karl Schelenz e só começou a ficar famosa no Brasil na década de 30.

Inicialmente, o esporte era exclusivo para as mulheres. Mas, com o passar dos anos, ele passou a ser jogado por ambos os sexos. Na Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho (ONJT), a modalidade é praticada pelo público masculino e feminino, mas o número de mulheres na competição é maior. Apesar de ser um esporte conhecido no Brasil, o handebol ainda não é tão popular como o voleibol, futebol e basquetebol.

Agora temos uma pergunta que não quer calar: você sabe como jogar handebol? Preparamos uma lista com os fundamentos para você se familiarizar com o esporte e, quem sabe, ser um novo atleta da modalidade.

Vamos lá?

Os principais fundamentos técnicos do handebol são: empunhadura, recepção, passe, arremesso, drible e finta.

A empunhadura, termo já conhecido em outros esportes, é um dos fundamentos mais básicos. Aqui, trata-se do ato de segurar a bola com uma das mãos. Para segurar a bola de handebol corretamente é só colocá-la na palma da mão e apertá-la fazendo pressão com as pontas dos dedos, especialmente com o polegar e o dedo mínimo.

A recepção, segundo fundamento, é referente ao ato de receber a bola. Ela deve ser feita sempre com as duas mãos paralelas, em forma de concha e voltadas para frente. É importante saber que a recepção também pode ser feita com uma só mão.

O passe, sem dúvidas, é um dos principais fundamentos do esporte. É nele que você vai lançar a bola entre os jogadores da mesma equipe. Existem os seguintes tipos de passes:

Acima do ombro, que pode ser feito em uma trajetória reta ou parabólica;
Em pronação, que é feito segurando a bola com a palma da mão apontada para baixo e realizando um giro do punho para fora, cujo movimento pode ser feito com direção lateral ou para trás;
Por trás da cabeça;
Por trás do corpo;
Para trás, feito na altura da cabeça com extensão do punho jogando a bola para trás;
Quicado, que é quando a bola toca o solo da quadra uma vez antes de ser recepcionado pelo companheiro de equipe. Geralmente é utilizado para desviar a bola de um adversário.

O arremesso, também um dos principais fundamentos técnicos, é o que marca os gols. Existem os arremessos com apoio, onde um ou os dois pés estão em contato com o solo no momento da execução; o arremesso em suspensão, quando o jogador realiza um salto e fica com o corpo completamente suspenso no ar no momento da execução e o arremesso com queda, onde o jogador projeta uma queda após o lançamento. Nesse caso, ao forçar uma queda, o jogador consegue colocar mais potência no arremesso. Essa é uma técnica muito utilizada entre os pivôs. Tem ainda o arremesso com rolamento, onde após o jogador lançar a bola, ele realiza um rolamento, normalmente um de ombro.

Um outro fundamento do esporte é o drible, bem conhecido no futebol. É o ato de desviar do adversário quicando a bola com uma das mãos sem perder o domínio. O drible pode ser feito com o jogador parado ou em movimento e a sua principal função é a progressão com posse da bola. Existem os dribles altos, mais usados em contra-ataques e os dribles baixos, usados para proteger a bola diante de um marcador adversário.

O último fundamento do esporte, mas não menos importante, é a finta. Ela é executada quando um jogador, com a posse da bola, ameaça realizar um movimento em determinada direção para enganar e desequilibrar a marcação do adversário e realizar o movimento em outra direção. Para ter uma boa finta é necessário ter uma boa velocidade de reação, de deslocamento e ter equilíbrio.

Esses são alguns passos iniciais que você deve saber para jogar handebol. O que você mais gostaria de saber sobre a modalidade? Compartilhe conosco e siga-nos nas redes sociais.

  • Compartilhar:

Voltar