Notícias

Você sabia? Dominó ajuda na prevenção de doenças como o Alzheimer

Publicado em:

Você sabia? Dominó ajuda na prevenção de doenças como o Alzheimer

Adequado para todas as idades, o dominó é um bom jogo para exercício da memória e concentração. Para os mais velhos, ele pode ser usado para prevenção de doenças como Alzheimer. Para as crianças, é ideal para o aprendizado da matemática, por ser uma brincadeira com números.

De acordo com alguns historiadores, o dominó surgiu na China, antes do nascimento de Cristo. Desde que foi inventado, tornou-se uma atividade comum nos passatempos familiares. Hoje, é considerado um esporte com torneios nacionais, a exemplo da Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho.

Para ter um bom desempenho no jogo que possui 28 peças numéricas, é preciso ficar atento a alguns fatores. Confira abaixo as dicas que preparamos para você.

1. Jogue primeiro as “carroças”

Carroça é o nome dado para a peça dupla, que possui o mesmo valor numérico nos dois lados (como 0-0, 1-1, 6-6, etc). De acordo com alguns praticantes mais antigos, o jogador deve usar as “carroças” o mais rápido possível, inclusive deve começar a partida com elas. Como essas peças têm o mesmo valor, ao se desfazer delas, o jogador terá mais peças diversificadas, de forma que aumentarão as chances de ele ter pedras compatíveis com as que o oponente jogar.

2. Descubra que peças seus oponentes não têm

Em algum momento do jogo alguém vai passar a vez. É neste momento que o jogador deve observar e olhar a mesa. Assim, ele terá a informação fundamental para bloquear o jogo e conseguir ganhar no dominó com mais facilidade.

3. Pratique muito

A melhor maneira de deixar de ser um amador para um profissional em qualquer esporte é o treino. Pratique com os amigos, com a família, e perceba as formas ideais de superar os oponentes.

Uma dica, em tempos de pandemia, é praticar o esporte online. Existem diversos tipos de jogos de dominó na internet para você não perder a prática.

  • Compartilhar:

Voltar